2012

Escola St. Nicholas

educação

Local: Santana do Parnaíba, SP
Área do Terreno: 63.944m²
Área Construída: 28.567m²
Autores: Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos

O projeto da unidade Santana de Parnaíba do Colégio St. Nicholas faz da grande dimensão do terreno a oportunidade para a criação de um campus com atmosfera tanto acolhedora quanto estimulante ao aprendizado. As construções estão distribuídas pelo lote e alternadas a espaços livres que, ora contemplativos ora destinados ao desempenho de atividades lúdicas ou recreativas, atuam em sintonia com as áreas internas, edificadas. O plano diretor desenha os percursos do aluno pela escola, amparados pela horizontalidade da ocupação e indicativos das passagens dos ciclos infantil ao médio e, deste, para o fundamental. Um eixo atravessa o terreno em toda a sua profundidade, posicionando o ginásio coberto e o teatro, de um lado, as salas de aula, do outro e, no fundo, um campo de futebol cercado por exuberante vegetação. Tal distribuição permite a implantação do projeto em fases, sem o prejuízo do cotidiano da instituição. As salas estão agrupadas em blocos sequenciais, cada qual com o seu pátio dedicado à respectiva faixa etária. Elas estão posicionadas lado a lado e voltadas para varandas individuais, de um lado, e um espaçoso corredor contínuo de circulação, do outro, uma configuração derivada do perfil inclinado da cobertura. Próximos, mas independentes das salas de aula, há blocos menores com ambientes para atividades complementares, artísticas e outras, sendo a junção entre eles centros de convívio entre os os grupos de alunos. As construções se alongam rotacionadas no terreno, fazendo do equilíbrio entre os cheios e os vazios (áreas abertas tratadas com paisagismo) a alma do projeto. Cada sala foi projetada para grupos de 15 a 20 alunos e é servida por generosa iluminação e ventilação natural, estando o campus previsto para a ocupação por até cerca de 2,5 mil alunos. Em 2022 foram erguidos os blocos das salas de aula do ensino médio e dos laboratórios, os únicos a possuírem dois pavimentos tanto por causa do desnível do terreno naquele trecho quanto pela faixa etária dos estudantes a que se dirigem. Depois, será implantado o edifício multifuncional da lateral esquerda do lote, contendo as áreas esportivas cobertas, o refeitório e o teatro. A flexibilidade preconizada pelo projeto, porém, acolhe mudanças de ocupação das edificações.

Colaboradores:
      Coordenação: Marcio Orsi.
      Equipe: Alan Lima de Holanda, Ana Beatriz Palma, Bruno Vargas, Daniela Hummel Mungai, Eduardo Mizuka, Felipe Sato, Gustavo Oliveira, Joon Park, Juliana Papis Baldocchi, Gabriel Braga, Gabriela Santos, Gustavo Oliveira, Kenzo Abiko, Marcelo Nagai, Marina Malagolini, Mario Tavares, Reginaldo Okusako, Ruben Millon.
     Fotos: Ana Mello

Plantas e cortes: download PDF

2012

Escola St. Nicholas

educação

Local: Santana do Parnaíba, SP
Área do Terreno: 63.944
Área Construída: 28.567
Autores: Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos

O projeto da unidade Santana de Parnaíba do Colégio St. Nicholas faz da grande dimensão do terreno a oportunidade para a criação de um campus com atmosfera tanto acolhedora quanto estimulante ao aprendizado. As construções estão distribuídas pelo lote e alternadas a espaços livres que, ora contemplativos ora destinados ao desempenho de atividades lúdicas ou recreativas, atuam em sintonia com as áreas internas, edificadas. O plano diretor desenha os percursos do aluno pela escola, amparados pela horizontalidade da ocupação e indicativos das passagens dos ciclos infantil ao médio e, deste, para o fundamental. Um eixo atravessa o terreno em toda a sua profundidade, posicionando o ginásio coberto e o teatro, de um lado, as salas de aula, do outro e, no fundo, um campo de futebol cercado por exuberante vegetação. Tal distribuição permite a implantação do projeto em fases, sem o prejuízo do cotidiano da instituição. As salas estão agrupadas em blocos sequenciais, cada qual com o seu pátio dedicado à respectiva faixa etária. Elas estão posicionadas lado a lado e voltadas para varandas individuais, de um lado, e um espaçoso corredor contínuo de circulação, do outro, uma configuração derivada do perfil inclinado da cobertura. Próximos, mas independentes das salas de aula, há blocos menores com ambientes para atividades complementares, artísticas e outras, sendo a junção entre eles centros de convívio entre os os grupos de alunos. As construções se alongam rotacionadas no terreno, fazendo do equilíbrio entre os cheios e os vazios (áreas abertas tratadas com paisagismo) a alma do projeto. Cada sala foi projetada para grupos de 15 a 20 alunos e é servida por generosa iluminação e ventilação natural, estando o campus previsto para a ocupação por até cerca de 2,5 mil alunos. Em 2022 foram erguidos os blocos das salas de aula do ensino médio e dos laboratórios, os únicos a possuírem dois pavimentos tanto por causa do desnível do terreno naquele trecho quanto pela faixa etária dos estudantes a que se dirigem. Depois, será implantado o edifício multifuncional da lateral esquerda do lote, contendo as áreas esportivas cobertas, o refeitório e o teatro. A flexibilidade preconizada pelo projeto, porém, acolhe mudanças de ocupação das edificações.

Colaboradores:
      Coordenação: Marcio Orsi.
      Equipe: Alan Lima de Holanda, Ana Beatriz Palma, Bruno Vargas, Daniela Hummel Mungai, Eduardo Mizuka, Felipe Sato, Gustavo Oliveira, Joon Park, Juliana Papis Baldocchi, Gabriel Braga, Gabriela Santos, Gustavo Oliveira, Kenzo Abiko, Marcelo Nagai, Marina Malagolini, Mario Tavares, Reginaldo Okusako, Ruben Millon.
     Fotos: Ana Mello

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