1970

Premem-Mec

educação

Local: São Paulo/SP e mais 12 estados brasileiros
Área do Terreno: 0m²
Área Construída: 0m²
Autores: Plinio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini

Em 1968, o governo militar brasileiro lançou o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM). A iniciativa, rebatizada Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) em 1972, após parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visava suprir a demanda da indústria por profissionais especializados, numa época de acelerado investimento no crescimento econômico do país. Nesse contexto, o escritório uniu-se num consórcio com a empresa de consultoria e engenharia Figueiredo Ferraz para criar um modelo de escola polivalente. Surgiu assim a proposta de um ensino profissionalizante que cobria áreas como Técnicas Comerciais, Oficina de Artes Industriais, Oficinas de Artes Gráficas, Técnicas Agrícolas e Educação para o Lar (disciplinas nomeadas nas plantas originais do projeto). O programa pedagógico foi coordenado por Mayumi de Souza Lima, esta última com larga experiência em projeto e construção de equipamentos públicos para educação. Implantadas em 13 estados, as 270 escolas do programa possuíam oficinas e salas de aula modulares de 7,50 x 7,50 m. O desenho do telhado de quatro águas configurava um lanternim, cujas aberturas podiam voltar-se à orientação solar mais apropriada, permitindo, assim, a entrada de luz natural, mas não a insolação direta. Dessa forma, os módulos de tijolinho adaptavam-se com facilidade a diferentes situações, além de também aceitarem diversos materiais na cobertura, de acordo com a disponibilidade regional. Encerrado oficialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, o PREMEN deixou, entre seus legados, edificações construídas de acordo com o projeto que é considerado o ápice da pesquisa de módulos associáveis realizada pela equipe do escritório. Uma delas abriga hoje a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof. Nicoalau Moraes Barros, em Santo André, SP.

Colaboradores:
      Pedagogia: Mayumi de Souza Lima, Texto: Marianne Wenzel

Plantas e cortes: download PDF

1970

Premem-Mec

educação

Local: São Paulo/SP e mais 12 estados brasileiros
Área do Terreno: 0
Área Construída: 0
Autores: Plinio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini

Em 1968, o governo militar brasileiro lançou o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM). A iniciativa, rebatizada Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) em 1972, após parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), visava suprir a demanda da indústria por profissionais especializados, numa época de acelerado investimento no crescimento econômico do país. Nesse contexto, o escritório uniu-se num consórcio com a empresa de consultoria e engenharia Figueiredo Ferraz para criar um modelo de escola polivalente. Surgiu assim a proposta de um ensino profissionalizante que cobria áreas como Técnicas Comerciais, Oficina de Artes Industriais, Oficinas de Artes Gráficas, Técnicas Agrícolas e Educação para o Lar (disciplinas nomeadas nas plantas originais do projeto). O programa pedagógico foi coordenado por Mayumi de Souza Lima, esta última com larga experiência em projeto e construção de equipamentos públicos para educação. Implantadas em 13 estados, as 270 escolas do programa possuíam oficinas e salas de aula modulares de 7,50 x 7,50 m. O desenho do telhado de quatro águas configurava um lanternim, cujas aberturas podiam voltar-se à orientação solar mais apropriada, permitindo, assim, a entrada de luz natural, mas não a insolação direta. Dessa forma, os módulos de tijolinho adaptavam-se com facilidade a diferentes situações, além de também aceitarem diversos materiais na cobertura, de acordo com a disponibilidade regional. Encerrado oficialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, o PREMEN deixou, entre seus legados, edificações construídas de acordo com o projeto que é considerado o ápice da pesquisa de módulos associáveis realizada pela equipe do escritório. Uma delas abriga hoje a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Prof. Nicoalau Moraes Barros, em Santo André, SP.

Colaboradores:
      Pedagogia: Mayumi de Souza Lima, Texto: Marianne Wenzel

Plantas e cortes: download PDF