2001

Senac Santo Amaro

educação

Local: São Paulo, SP
Área do Terreno: 118.056m²
Área Construída: 51.165m²
Autores: Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman

Localizado em Santo Amaro, este projeto transformou uma antiga fábrica de eletrodomésticos em um centro de ensino superior. Com terreno de 118 mil metros quadrados, a fábrica era composta de oito edifícios industriais. Realizado em etapas (a primeira, inaugurada em 2004), o conjunto transformou os antigos edifícios a partir de um partido arquitetônico claro e eficiente: a ideia central foi envelopar os prédios antigos, cuja estrutura de concreto encontrava-se em bom estado, utilizando novas fachadas de elementos pré-moldados. Assim, além de facilitar todas as novas instalações – como elétrica, hidráulica, ar-condicionado etc. –, os invólucros conferem identidade aos conjuntos. A iluminação natural das salas de aula foi resolvida com aberturas zenitais, uma vez que os volumes possuíam massa densa, ficando uma série de espaços sem contato direto com o perímetro da edificação. Para complementar o programa, foram construídos alguns edifícios inteiramente novos – como o da gastronomia, sempre utilizando fechamentos pré-fabricados. O arquiteto Eduardo Martins Ferreira participou ativamente do projeto.

Colaboradores:
      Coordenadores: Eduardo Martins, Fátima Moreira e Mirela Rezze.
      Equipe: Renata Arnostti, Renata Mendes, Raquel Valdívia, André Melo, Rafael Sampaio, Danyela Correa.
      Fotos: Nelson Kon

Plantas e cortes: download PDF

2001

Senac Santo Amaro

educação

Local: São Paulo, SP
Área do Terreno: 118.056
Área Construída: 51.165
Autores: Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman

Localizado em Santo Amaro, este projeto transformou uma antiga fábrica de eletrodomésticos em um centro de ensino superior. Com terreno de 118 mil metros quadrados, a fábrica era composta de oito edifícios industriais. Realizado em etapas (a primeira, inaugurada em 2004), o conjunto transformou os antigos edifícios a partir de um partido arquitetônico claro e eficiente: a ideia central foi envelopar os prédios antigos, cuja estrutura de concreto encontrava-se em bom estado, utilizando novas fachadas de elementos pré-moldados. Assim, além de facilitar todas as novas instalações – como elétrica, hidráulica, ar-condicionado etc. –, os invólucros conferem identidade aos conjuntos. A iluminação natural das salas de aula foi resolvida com aberturas zenitais, uma vez que os volumes possuíam massa densa, ficando uma série de espaços sem contato direto com o perímetro da edificação. Para complementar o programa, foram construídos alguns edifícios inteiramente novos – como o da gastronomia, sempre utilizando fechamentos pré-fabricados. O arquiteto Eduardo Martins Ferreira participou ativamente do projeto.

Colaboradores:
      Coordenadores: Eduardo Martins, Fátima Moreira e Mirela Rezze.
      Equipe: Renata Arnostti, Renata Mendes, Raquel Valdívia, André Melo, Rafael Sampaio, Danyela Correa.
      Fotos: Nelson Kon

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