2009

Serramar Pq Shopping

loja, shopping

Local: Caraguatatuba, SP
Área do Terreno: 119.786m²
Área Construída: 30.303m²
Autores: Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman e Grazzieli Gomes Rocha

A proposta foi desenvolver um shopping para atender a turistas e também à população de Caraguatatuba e de suas cidades vizinhas, no litoral norte de São Paulo. O primeiro aspecto considerado foi a localização, já que trata-se de uma cidade litorânea, de um terreno situado numa região ainda não muito desenvolvida da cidade, com frente para uma via de grande fluxo e a 600 metros do mar. Alguns aspectos do entorno foram analisados, como a presença de um córrego, o sentido dos ventos predominantes e as possíveis interferências futuras – como a ampliação da Rodovia dos Tamoios, estrada que liga a cidade à capital paulista. A inspiração foi uma consequência natural do local, junto com experiências bem sucedidas em outros empreendimentos. Para isto, foi criado um conceito de espaço aberto e integrado com a natureza, afastando a ideia de um shopping fechado. A opção por um shopping térreo mais aberto, com pátios internos arborizados, foi desenvolvida a fim de salientar o clima praiano. Os blocos das lojas foram implantados de forma irregular e angulada, soltos uns dos outros a fim de permitir uma ventilação natural e possibilitando uma circulação mais dinâmica. Mantendo a temática do projeto, trabalhou-se na volumetria dos blocos das lojas com o mesmo desenho angulado. Essa forma simples e expressiva garantiu uma forte personalidade à arquitetura do local, chamando a atenção de todos que passam pela sua frente. Para privilegiar a vista panorâmica da Serra do Mar, a praça de alimentação é aberta, com visualização para o lado externo do shopping. Ela é composta por uma área fechada com vidros transparentes e climatizada, além de ter um deck externo que permite um espaço de contemplação agradável para as montanhas e também para um córrego. Os revestimentos dos blocos são simples, com massa texturizada branca e os detalhes revestidos com chapa metálica ondulada marrom. Optou-se pela não climatização dos corredores, utilizando apenas ventiladores mecânicos para potencializar a circulação do ar. As únicas áreas climatizadas são a praça de alimentação e as lojas. Foram utilizadas brises de bambu para sombrear e proteger melhor as áreas de circulação. A cor amarelada do bambu, junto com os tons de madeira encontrados nas praças internas, foi inserida para se ter um ambiente mais aconchegante, em composição à predominância dos tons claros do shopping. O Serramar Parque Shopping tem aproximadamente 20,3 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), com 100 lojas, entre âncoras, megalojas e lojas satélites (comércios menores), além de um hipermercado, praça de alimentação com redes de fast food e restaurantes, quatro salas de cinema e 1000 vagas para estacionamento.

Colaboradores:
      Coordenadores: Grazzieli Gomes, Carlos Alberto, Eduardo Crafig.
      Equipe: Eduardo Mizuka, Reginaldo Okusako, André Navarro, Daniela Mungai, Mario de Bem, Marcelo Nagai, Marcio Henrique Guarnieri, Anelise Bertolini Guarnieri.
     Fotos: Ana Mello

Plantas e cortes: download PDF

2009

Serramar Pq Shopping

loja, shopping

Local: Caraguatatuba, SP
Área do Terreno: 119.786
Área Construída: 30.303
Autores: Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman e Grazzieli Gomes Rocha

A proposta foi desenvolver um shopping para atender a turistas e também à população de Caraguatatuba e de suas cidades vizinhas, no litoral norte de São Paulo. O primeiro aspecto considerado foi a localização, já que trata-se de uma cidade litorânea, de um terreno situado numa região ainda não muito desenvolvida da cidade, com frente para uma via de grande fluxo e a 600 metros do mar. Alguns aspectos do entorno foram analisados, como a presença de um córrego, o sentido dos ventos predominantes e as possíveis interferências futuras – como a ampliação da Rodovia dos Tamoios, estrada que liga a cidade à capital paulista. A inspiração foi uma consequência natural do local, junto com experiências bem sucedidas em outros empreendimentos. Para isto, foi criado um conceito de espaço aberto e integrado com a natureza, afastando a ideia de um shopping fechado. A opção por um shopping térreo mais aberto, com pátios internos arborizados, foi desenvolvida a fim de salientar o clima praiano. Os blocos das lojas foram implantados de forma irregular e angulada, soltos uns dos outros a fim de permitir uma ventilação natural e possibilitando uma circulação mais dinâmica. Mantendo a temática do projeto, trabalhou-se na volumetria dos blocos das lojas com o mesmo desenho angulado. Essa forma simples e expressiva garantiu uma forte personalidade à arquitetura do local, chamando a atenção de todos que passam pela sua frente. Para privilegiar a vista panorâmica da Serra do Mar, a praça de alimentação é aberta, com visualização para o lado externo do shopping. Ela é composta por uma área fechada com vidros transparentes e climatizada, além de ter um deck externo que permite um espaço de contemplação agradável para as montanhas e também para um córrego. Os revestimentos dos blocos são simples, com massa texturizada branca e os detalhes revestidos com chapa metálica ondulada marrom. Optou-se pela não climatização dos corredores, utilizando apenas ventiladores mecânicos para potencializar a circulação do ar. As únicas áreas climatizadas são a praça de alimentação e as lojas. Foram utilizadas brises de bambu para sombrear e proteger melhor as áreas de circulação. A cor amarelada do bambu, junto com os tons de madeira encontrados nas praças internas, foi inserida para se ter um ambiente mais aconchegante, em composição à predominância dos tons claros do shopping. O Serramar Parque Shopping tem aproximadamente 20,3 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), com 100 lojas, entre âncoras, megalojas e lojas satélites (comércios menores), além de um hipermercado, praça de alimentação com redes de fast food e restaurantes, quatro salas de cinema e 1000 vagas para estacionamento.

Colaboradores:
      Coordenadores: Grazzieli Gomes, Carlos Alberto, Eduardo Crafig.
      Equipe: Eduardo Mizuka, Reginaldo Okusako, André Navarro, Daniela Mungai, Mario de Bem, Marcelo Nagai, Marcio Henrique Guarnieri, Anelise Bertolini Guarnieri.
     Fotos: Ana Mello

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